quarta-feira, abril 10, 2013

Novas regras

Olá, pessoal! Eu sei que a ideia do Crônicas é eu postar uma crônica por semana (às quintas) por aqui, mas 1) o blog é meu (e só meu) e 2) estou esperando meu cabelo secar um mínimo aceitável para que eu possa usar o secador. Hoje eu vi um post que me tirou dessa pseudo-depressão que eu estava e me alertou para muita coisa. O post é da Gizmodo e você pode saber por que sua lista de afazeres não funciona clicando aqui.

Basicamente, o post diz que seu cérebro foi feito para realizar TAREFAS. Se você coloca na agenda "emagrecer" isso é um PLANO e não uma tarefa. A tarefa será, por exemplo "correr 5 km às quartas-feiras". Beber 2 litros de água por dia não é uma tarefa, é um plano, afinal você não é um camelo, certo? Então se reorganizar para executar e agendar TAREFAS funciona dez vezes mais do que planos. E para executar planos, anote o PLANEJAMENTO, cada etapa e quais tarefas são necessárias. E esse post é sobre um plano: EMAGRECER. Mas por que raios eu sempre falo em emagrecer e nunca consigo?

Meu problema: saúde

Eu sempre reclamei (aqui  e aqui) no blog da minha incrível dificuldade para emagrecer. Eu corria, comia bem, fazia atividades físicas e minha balança sempre sobe. Eis que há dois anos descobri que tenho hipotireoidismo. E o que é isso? É um problema genético (minha vó tinha) e sem cura. A tireoide controla o metabolismo do nosso organismo, entre outras coisas. Quem tem hipotireoidismo pode ter:
  • sonolência
  • ansiedade
  • falta de fome
  • queda de cabelos
  • unhas fracas
  • dificuldade para emagrecer
  • aumento do colesterol
  • depressão
  • surdez

Quando eu descobri minha condição, meu colesterol estava acima do dobro permitido para a nossa saúde. Meus cabelos caíam sempre, eu dormia 16 horas por dia, não tinha fome, minhas unhas nunca cresciam e eu estava fazendo terapia para controlar minha ansiedade e depressão. Eu tenho que tomar remédio para o resto da minha vida, fazer exames de sangue a cada 6 meses e ter um cuidado extra com meu peso simplesmente porque: meu corpo não consegue emagrecer com a mesma facilidade que um organismo normal.

Minha mudança de peso

Eu nunca fui magra. Nunca alimentei o sonho de ser modelo. Também nunca fui fã de bacon ou coisas gordurosas, doces ou fritas. Meu corpo tem formato ampulheta, isso é, meus ombros são da largura do meu quadril e minha cintura é mais fina. Meu problema está na barriga, sempre tive muita gordura nessa região. Mas, aos 15 anos eu pesava 48 kg com incríveis 1,57m. Minha altura não mudou em 10 anos, mas meu peso sim. Hoje peso 75 kg.

As fotos a seguir são chocantes.

Essa, de VESTIDO JEANS (AI SOCORRO, ESQUADRÃO DA MODA) era eu com 48 kg:



Quando eu entrei na faculdade, estava com 54 kg:



Uma faculdade depois, cerveja, hipotireoidismo, término de namoro e morte de cachorro depois. Eu, com 74 kg:




Eu sou a de camiseta bege.

Dá para ver o quanto eu fui "indo para os lados". Eu não virei uma bolotinha, eu apenas fiquei mais larga. De sutiã M fui para o "tamanho especial". De 38 fui para 46 nas calças jeans. E isso fere muito a minha auto-estima. Principalmente porque eu não como tudo que eu quero e eu faço atividade física.

Mas o difícil mesmo é ter a perseverança e não desistir mesmo depois de 4 anos tentando emagrecer e falhando terrivelmente em todas elas. Ver gente emagrecendo com menos esforço ou comendo mais e não engordando tanto magoa. Magoa e muito. Mas eu tenho uma doença e preciso me esforçar mais do que uma pessoa comum.

Minha alimentação

Não vou dizer que eu sou a rainha da alimentação saudável, mas eu me permitia uma alegria no bar uma vez por semana. Também tomava umas duas latinhas de cerveja durante a semana. Nunca fui de comer besteria todo dia também. A época que eu comia um pacote de bolachas foi há dez anos. Essa páscoa, ganhei uma barra de 250 g de chocolate amargo e ela ainda nem está na metade. Mas meu plano é: comer frutas todos os dias e a cada 3 horas comer algo. Além de cortar carboidratos à noite. Cortar refrigerantes e massas. Vamos ver no que vai dar.


Meu limite

Eu passei quase 3 meses direto indo à academia. Resultado: consgeuia correr 5.2 km em 1 hora, alternando caminhadas de 2 minutos e corrida de 1 minuto. Passei 3 semanas sem ir, hoje, quando voltei, fiz os 5 km em 63 minutos, e só consegui alternar até os 25 minutos. Depois caminhei o resto do tempo. Meu objetivo: conseguir correr 5 km em menos de 55 minutos em dois meses.

Atualmente, meu porcentual de gordura é de 39%. Quero diminuir 2% em três meses. A ideia é eliminar 1 kg por mês. Nesse vídeo, dá para ter uma ideia de como o corpo emagrece:



Se as mulheres da Boa Forma bradam com orgulho que conseguiram eliminar 15 kg com 1 mês de yoga, pensa como eu me sinto em 3 meses de academia, 2 % de gordura a mais e o mesmo peso. Já cheguei a tomar remédio tarja preta, que prometia eliminar 3 kg e com meu organismo foram 800 g. Eu chorei por horas. É muito dificil ter disposição, vontade e esperança quando com você é assim. Uma odisseia em busca do corpo ideal.

Meu corpo, além de ser em formato de ampulheta, tem facilidade em ganhar massa muscular e dificuldade de perder gordura. Meu corpo é endomesomorfo. Sou um ser híbrido, risos. Para saber mais sobre os tipos físicos, clique aqui.
Assim, eu não posso exagerar na academia para não virar um clone do Conan e tenho que dobrar a intensidade dos aeróbicos.


Conclusão

E esse post é para eu ser obrigada a ir 3 vezes para a academia e registrar aqui, nessa nova tag, a minha odisseia. Não será feita em sonetos, não tem um herói contra um monstro gigante do mar. Nessa odisseia, eu sou a heroina e voltar a dançar dança do ventre é meu desafio. Quero vencer de uma vez por todas esse monstro que se chama gordura. E essa jornada começa hoje e acabará em abril do ano que vem. Uma vez por semana vou vir aqui para mostrar como está meu planejamento e o que eu fiz durante os sete dias entre essa quarta e a próxima. Alô, Fantástico! Chama eu para um quadro!





3 comentários:

**Paula** disse...

Força Debs. Eu entendo muito bem o que você está sentindo, pois tenho essa mesma dificuldade... Deve ser de família mesmo... :(
Mas ó!! Em 8 meses eu consegui emagrecer 6 quilos. Aí chegou a Páscoa e em uma semana engordei 3 quilos... viu que beleza??? Tamo junto nessa viu, minha prima. Não vamos desistir!
bjs e boa sorte!

Amanda disse...

Oi Débora!

Me identifiquei muito com a sua história. Engordei muito no período pré-vestibular e não consegui emagrecer durante a faculdade... há 1 ano e pouco fiquei noiva e só caso em Outubro... aí essa poha ficou séria, e quero MESMO ser uma noiva em forma, não parecer uma jamanta de branco... Acho que cada um tem sua motivação.

Acho que os planos para emagrecer tem que ter muito amadurecimento, revisão e senso crítico! O que funciona pra mim, pode não funcionar para você e por aí vai. É muita tentativa e reavaliação nessa vida!

Eu leio muito! Sobre técnicas nutricionais e sobre atividade física. Tenho alguns blogs interessantes que posso te indicar!

Pode parecer super clichê, mas o que vira mesmo pra mim é Reeducação Alimentar! Levo marmita com arroz 7 grãos e peito de frango, com legumes e saladas todos os dias! É muito frustrante você comer 3 folhinhas e um pouquinho de arroz branco com feijão e frango e não emagrecer. Isso pq nos restaurantes as comidas são feitas com muita gordura!! Levo lanchinhos intermediários pro trabalho, sempre combinando carboidrato+proteína (iogurte+nesfit ou bolacha integral+polenguinho, ades+fruta), ou gordura boa+carbo (castanhas+fruta). Isso serve para aumentar a saciedade, pq né, aquela maçazinha esperta não mata fome! Aprendi isso no blog da Gabriela Pugliesi! Acho que as dicas dela são as melhores, mais aplicáveis!

Escrevi demais, ops! Espero ter ajudado de alguma maneira! Mas na verdade esse tipo de post ajuda mais a mim meeesma!

Os blogs que sigo são o Pensando Magro, Tips4life e Blog da Mimis... são os mais completos e legais!

Marcos disse...

Álou Deborah!
Muito boa sua iniciativa! Como diz meu pai, o melhor jeito de começar alguma coisa é começando. Acho q o tempo é o maior desafio de perder peso.Tipo, "eu to fazendo um esforço aqui!Quero alguma recompensa!!" E ela demora pra vir,não é rápidoo!! Que droga!!A espera é cansativa e longa, isso realmente desanima e vai minando sua força de vontade.Mudar seus hábitos alimentares é essencial. Um nutricionista uma boa, vc sofre menos com o corte alimentar. Exercicios sempre!!Ficar sedentário só engorda e deixa pra baixo. Pra mim, fazer boxe foi maravilhoso, consegui realmente perder MT peso. Acho q o fato de ter um treinador também ajuda bastante.Te orienta, coordena, te faz malhar até a morte hahahha. Cogita entrar em uma luta!
Bom, essa é minha pequena contribuição na sua jornada rs. Espero que dê muito certo!Continua escrevendo!! Ah, vim parar aqui por causa do loldeh hahah mt bom!:P
Inté!